EMRC

EMRC

ORAÇÃO FAMILIAR - ANO DA FÉ


O site do SDEC (www.catequesedoporto.com) apresenta diariamente uma proposta de oração para ser feita em família. No contexto do Ano da Fé, que em breve se iniciará, dedicar um tempo breve de reflexão a partir da liturgia da Eucaristia dominical, poderá ser uma oportunidade de fortalecer os laços familiares e crescer e amadurecer na fé cristã. As propostas de oração são criadas por um professor de EMRC do nosso Colégio a pedido do Secretariado Diocesano de Educação Cristã - Catequese do Porto. 



O Ano da Fé é uma oportunidade singular para repensarmos os pilares essenciais do cristianismo e um desafio ímpar a aprofundar a Palavra de Deus que é e dá vida à nossa comunidade eclesial.
A nossa fé é fundamentalmente Jesus Cristo, o Filho de Deus, que é Caminho, Verdade e Vida e que nos revela o Pai pelo Espírito Santo. A oração é a forma ideal de nos relacionarmos com o Criador e Redentor que nos ama, deseja habitar na nossa casa e fazer caminho connosco no nosso tempo e na nossa história pessoal e social.
O Secretariado da Catequese, quer convidar a rezar em família. Deus é comunhão e a Santíssima Trindade apresenta-se-nos como família alicerçada no amor e que quer viver a nossa vida real e concreta. Uma família que reza unida permanecerá unida e conseguirá na fé ser mais feliz pela realização de todos os seus membros.
A partir da liturgia dominical, a proposta é a de refletir diariamente a Palavra de Deus presente nos textos bíblicos da celebração da Eucaristia dominical. Apresenta-se diariamente um trecho da 1ºleitura, do Salmo Responsorial, da 2ªleitura ou do Evangelho para que a família possa meditar, dialogar e rezar.
A partir da Palavra de Deus, é feito às famílias o desafio de dialogarem sobre o dia que termina para rezar a vida concreta do quotidiano, louvando o Senhor por tantas coisas boas e pedindo perdão pelos aspetos menos positivos da jornada.
Em cada semana, a proposta é centrarmos diariamente o nosso coração e a nossa mente numa oração da Igreja, rezando-a de diversas maneiras para a meditarmos mais e melhor e para que seja vida em nós.
Por fim, é feito o convite a um compromisso semanal para fortalecer a nossa relação com Deus, com a família e com os outros. Será um desafio pessoal para realizar gestos concretos de fé, amizade e altruísmo. No final da semana, cada um partilhará em família tudo isto para crescermos juntos na maturidade pessoal e na fé em Jesus Cristo.
Sugestões e propostas para sermos mais pessoas e melhores cristãos!